MULHERES


MULHERES 

Há muito tempo, em séculos passados a mulher era maltratada, humilhada e considerada por muitos um zero à esquerda e ainda diziam que a mulher não tinha voz porque era uma parte fraca e que não podia tomar decisões.

Nesse tempo, a mulher era subjugada pelo pai, pelo marido e pela sociedade, mulheres foram queimadas vivas, mortas por matadores de aluguel, internadas nos manicômios até o final da vida, sem serem loucas.

As mulheres escravas engravidavam dos patrões, eram vendidas sem o direito de levarem os seus próprios filhos.

Hoje, melhorou muito a vida das mulheres, estão mais empoderadas:

Temos as feministas que são mulheres que vivem em constante transformação, contribuindo na transformação do mundo e apoiam as outras mulheres nas lutas sociais pela igualdade de direito, e a conscientização de poder ser o que quiserem, temos as médicas que do lado dos enfermeiros lutam para curar ou prolongar a vida dos seus pacientes, as bombeiras que estão prontas para atender os chamados, as empregadas domésticas que mantém todo o serviço da casa na qual presta serviço, as engenheiras e arquitetas  projetam , organizam   e executam as obras da construção, as advogadas que além da defesa elas nos ajudam a compreender as leis, as professoras que são a base da sociedade porque ajudam a todas as pessoas  adquirirem  conhecimentos na profissão que escolherem, as assistentes sociais que asseguram os direitos sociais e o acesso à cidadania, as militares que estão nas ruas para trabalharem pela nossa defesa, as psicólogas para cuidarem da saúde mental, as biólogas para cuidarem da nossa biodiversidade,  as enfermeiras  cuidando da saúde física, as administradoras administrando as pequenas e grandes empresas, as fisioterapeutas  atuam no tratamento e prevenção de doenças e lesões, as repórteres que muitas vezes para trazer a notícia ariscam a própria vida,  as garis que cuidam da limpeza das vias públicas, muitas vezes além do seu serviço diário ainda são obrigadas a limpar a sujeira das pessoas mal-educadas.

 Essas profissionais fazem o seu trabalho fora e ainda dirigem a sua  casa sendo o suporte da família.

Não poderíamos esquecer de falar nas donas de casa que trabalham o dia inteiro sem receberem nenhum salário e ainda tem que responder a pergunta: Está cansada de que? 

Enfim são muitas as profissões todas elas de grande importância  para o desenvolvimento global.

Depois da “Lei Maria da Penha” muita coisa melhorou. As mulheres podem ser o que quiserem, vestir o que gostarem, casar com quem escolherem, ficarem solteiras, ter filhos se quiserem sem obrigação de seguir padrões. A mulher é dona da sua vida e das suas escolhas.

Há poucos dias vi a entrevista de uma astronauta que dizia gostar muito de sua profissão, mas que só estaria realizada quando pisasse na lua.

Temos muitas mulheres que vão atrás dos seus sonhos por mais difíceis que sejam e os realizam, mulheres que não estão satisfeitas com os seus corpos procuram um profissional (cirurgião plástico) e depois de modelá-los  ficam conforme o seu desejo.

Mulheres são convocadas para fazerem parte nas pesquisas da vacina contra o coronavírus. Por que elas são convocadas? Pela importância e competência.

Mesmo naquele tempo de desvalorização da mulher, algumas não se conformavam com a vida que levavam: ouvi a história de uma mulher que o marido foi escolhido pelo seu pai e que ela só teve conhecimento do casamento, uma semana antes da sua realização, fez que concordava, participou das comemorações e demonstrou que estava feliz.

Na véspera do casamento comprou um canivete e esperou a hora de usá-lo, na noite de núpcias, o marido muito contente se aproximou da esposa e levou uma cutucada de canivete nas costelas e assim aconteceu todos os dias.  O casamento não deu certo.

Na epidemia, mulheres solidárias formam grupos e procuram ajudar as pessoas que estão necessitando de alimentos, material de limpeza, material de higiene corporal.  A princípio não parece grande coisa, pois não há divulgação, mas a grandeza dessas mulheres deve ficar gravada em nossas mentes para que possamos nos aliar a esses grupos.

Vamos ficar atentos à evolução da mulher para que possamos parabenizá–la e incentivá-la a trabalhar para o seu crescimento e o desenvolvimento do mundo.

As mulheres da nossa família foram e são guerreiras e batalhadoras.

Vamos começar pela minha avó materna, Maria que teve 6 filhos e 2 dos seus filhos morreram nos garimpos:  3 mulheres, Joaninha que foi costureira e com o marido visitaram todos os garimpos de Goiás e Mato Grosso na esperança de ficarem ricos. Leodora criou  com dedicação a  sua família.
Minha mãe (Euzébia) mulher incrível, além do seu tempo, empreendedora, esposa, mãe, comprometida com o progresso valorizava o estudo fazendo o possível para que seus filhos estudassem e fossem alguém no futuro.

Ela era tão especial que a sua sogra tendo vários filhos morou conosco 25 (vinte e cinco) anos, até sua morte.

Do lado paterno temos a vovó Luzia que teve três filhas, todas mulheres com "M" maiúsculo e que as famílias  se orgulhavam delas.

Mamãe teve cinco filhas, sendo que as que viveram até a vida adulta,  foram três mulheres batalhadoras e conscientes do seu papel na sociedade. 

Eu tive cinco filhas: todas mulheres guerreiras e determinadas, que não se contentam com as injustiças e com as desigualdades sociais. Tenho sete netas que têm os mesmos pensamentos 

São três as noras que também são trabalhadoras, amigas e conscientes das causas sociais.

Muitas sobrinhas que comungam com os  mesmos pensamentos.

No século 21 as mulheres não são mais consideradas parte fraca, porque a fortaleza está com elas e todos os dias a mulher é notícia e se destaca pelos seus feitos.

No mundo verificamos  a força da mulher que assume o papel de mãe e de pai ao mesmo tempo, cuida da família porque o pai  morreu, está doente  ou se ausentou por vontade própria.

Por tudo isso podemos afirmar que a mulher é uma mola propulsora que move esse mundo.
Ainda temos muito o que fazer,  mas já temos meio caminho andado. E a luta continua...

Adalgisa Nolêto Perna





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MIRACAXI 2023

Miracema 74 anos

QUARENTENA