A FORÇA DE UMA CAÇULA I

Foto by madelperna

A FORÇA DE UMA CAÇULA I

Naquele Tempo as festas juninas tinham as mesmas atrações de hoje, a atração maior era grandes fogueiras que crepitavam espalhando suas fagulhas e assando mandiocas, batatas, aboboras e ao redor daquelas fogueiras as pessoas saboreavam  quitutes próprios para a  ocasião.

Os afazeres da minha mãe eram muitos e os filhos também, todos pequenos, ela estava esperando o oitavo e usou sua inteligência para traçar uma estratégia e diminuir um pouco o seu cansaço, entregar a criança que ia nascer à filhinha mais velha sob sua supervisão, Eu,  ainda não completara 7 anos. Como fiquei alegre com o presente,  presente esse que me custou muitas palmadas, eu queria brincar e esquecia da menina que levou várias quedas.

Na véspera de São João, (23 de junho de 1938) nascia uma menina que foi batizada com o nome de Isabel.

No futuro a Isabel trabalharia muito, ajudando na educação dos nossos jovens, ela era a filha mais nova da família Teixeira Nolêto. Cresceu, estudou começou a trabalhar. Foi Professora por muitos anos, Delegada de ensino por três vezes, coordenadora da merenda escolar estadual, presidente de partido político, amiga de chefes e funcionários. Quando criança criou para a irmã mais velha um apelido “Nem Maria”

Cresceu saudável mostrando que veio para alegria da família.
Ajudou o Estado de Goiás e também do Tocantins na educação e formação dos jovens desses dois estados.
Tem uma filha e dois netos. É engraçado como a netinha mais velha controla os gastos da vó quando está gastando mais do limite ela diz: vovó, vovó está gastando muito.

Quando pequena, a Isabel era muito engraçada e gostava de ver as pessoas rindo das suas graças.
Uma época faltou uma pessoa em casa para ajudar nos trabalhos domésticos e a mamãe dividiu as tarefas entre nós, para a Isabel que era a mais novinha ficou lavar a louça.

Depois do almoço, cada um tratou de fazer a sua tarefa. De repente ouvi um choro ao lado de soluços sofridos corri para ver o que era, qual não foi a minha surpresa vendo a caçula (tinha 12 anos) chorando sem parar e interrogada respondeu mostrando as mãos: minhas mãos estão cheias de calos de lavar louça... Assim era a nossa caçula.

Quando Delegada de ensino pela 1ª vez, enfrentou muitas dificuldades porque, tudo tinha que ser resolvido em Goiânia, até a folha de pagamento dos funcionários era preciso que ela fosse buscar.

Percorreu por muitas vezes todos aqueles municípios que faziam parte da Delegacia de Ensino de Miracema as estradas eram péssimas, o carro não obedecia aos anseios daquela Delegada que eram ajudar e ajudar.
Quando foi instalada em Miracema a 1ª capital do Tocantins, a Isabel era Delegada pela 3ª vez e apesar de demitida foi convocada pela autoridade responsável pela Educação do Tocantins para orientar a nova delegada. A Isabel que gosta de piadas, com toda sua capacidade e qualidades naturais fez o que pediram e assim viveu em paz.

Muitos anos se passaram e ela sempre saudável, alegre e com muita capacidade para fazer e conservar amizades.

Depois de trabalhar muito, chegou a hora da aposentadoria e o convívio total, ao lado de sua bela família.
Em 2018 logo no inicio do ano foi acometida de fortes cólicas e os médicos constataram ser diverticulite. Ao procurar fazer uma consulta só saiu do hospital depois de operada foi uma cirurgia de risco e tanto os familiares como os médicos temeram pela sua vida.

A recuperação foi um sucesso e depois de vários meses chegou a hora de uma nova cirurgia reversão da bolsa de colostomia.

Hoje 3 de dezembro estamos por várias horas esperando notícias da nova cirurgia,  resultado que demorou várias horas.

Os médicos pensavam que ela sairia da UTI com três dias o que não aconteceu, houve complicações, mas se Deus quiser no dia 6 (sexta-feira) ela irá para o quarto.

Aguardamos ansiosos a sua alta e uma ótima recuperação.
Os médicos e a equipe que cuidam dela são maravilhosos e merecem a nossa gratidão e respeito.
Adalgisa Nolêto Perna

Continuação no próximo texto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MIRACAXI 2023

Miracema 74 anos

QUARENTENA