Festival Gastronômico

Foto da internet

Festival Gastronômico

Às vezes os finais de semana são monótonos e mesmo sem graça, o que não aconteceu com o final de semana de 11,12 e 13 de outubro de 2019, quando Miracema foi palco de um grande acontecimento, um evento que mexeu com as estruturas da nossa cidade e de cidades vizinhas como: Palmas e Miranorte.
Entre as comunidade que faziam parte do evento estava Taquaruçu que há alguns anos realiza o mesmo festival.
Trata-se de um festival de gastronomia que não teria acontecido  se outras cidades, a prefeitura e o Sebrae-TO não se unissem para realização do mesmo.
Foi grande a movimentação de  pessoas de boa vontade.
O ambiente (Ponto de Apoio) cartão de visita da nossa cidade estava lindo. Em todos os lugares estavam presentes a beleza natural e a beleza construída pela inteligência e competência das pessoas encarregadas de fazerem brilhar o ambiente e torná-lo festivo e cheio de graça.
A organização foi nota 1000.
A população de Miracema e de outras cidades esqueceu o cansaço do dia a dia e prestigiou o grande evento que contou com a presença de jovens, crianças, adultos e idosos.
Pessoas que há muito tempo não saiam de casa estavam lá prestigiando.
Foi muito bonito a disponibilidade dos chefs tocantinenses que além do trabalho intenso, conseguiram valorizar o que é nosso, usando nas comidas os produtos da terra. Houve a valorização do Rio Tocantins quando muitas comidas foram feitas usando a matéria prima: peixes como Pirarucu e outros, o cerrado foi lembrado pelo pequi que fazia parte de vários pratos, o babaçu emprestou-nos suas amêndoas para que os peixes ficassem mais saborosos, o abacaxi também estava presente na gostosura das tortas e doces oferecidas pela gastromira, os músicos, compositores e cantores do Tocantins se apresentaram e mostraram os seus talentos.

O público presente foi avaliado em 10.000 pessoas.
O esmero das pessoas no vestir, na maquiagem e na alegria marcou a importância dada a gastromiara.
Segundo a opinião dos organizadores a gastromira foi um sucesso e ficou a saudade e a vontade de repetir a dose).

A inscrição dos pratos foi feita com antecedência para que os expositores tivessem tempo de testarem suas comidas para quando fossem apresentadas agradassem aos consumidores. 80% dos leitos de pensões, hotéis e dormitórios foram ocupados, os carros, moto-taxi tiveram o seu período de gloria transportado os expositores e pessoas de outras cidades, o comércio foi aquecido. Pela vinda de produtos necessários naquela ocasião, laços de amizade foram construídos, reconhecimento de chefs e auxiliares, o gosto pela cozinha foi despertado em muitas pessoas que ficaram conhecendo o valor de uma cozinha bem organizada, com pratos simples e gostosos.

Foram escolhidos 23 pratos, dos quais nove seriam escolhidos pelo júri e seriam premiados os que tirassem 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria (em nº 3).
O público presente foi avaliado em 10.000 pessoas.
O esmero das pessoas no vestir, na maquiagem e na alegria marcou a importância dada à gastromira.
Segundo a opinião dos organizadores a gastromira foi um sucesso (e ficou a saudade e a vontade de  repetir a dose).
As comidas escolhidas foram:
Lanches salgados:
1º lugar: Cuscuz do Recanto
2º lugar: Costela Burgger
3º lugar Pastel Caipira do Cerrado
Pratos doces:
1º lugar: Torta Alemã com sabor da Amazônia
2º lugar: Bolo de Castanha de Cajú com Cupuaçu
3º lugar: Doce mel caipira do Cerrado
Comida Salgada:
1º Lugar: Moqueca Cremosa de Pirarucu com babaçu.
2º lugar: Chambarice
3º lugar: Baião Cremoso do Cerrado.
Quando falamos em ambiente não podemos deixar de parabenizar o grande arquiteto miracemense: Mustafá Bucar Filho (o Fafilho) que como arquiteto nos proporcionou o Ponto de Apoio que por sua beleza e utilidade é um cartão de visita da nossa cidade.
Adalgisa Nolêto Perna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MIRACAXI 2023

Miracema 74 anos

QUARENTENA