Irmãs da Assunção (Colégio Tocantins)

Foto by madelperna


Irmãs da Assunção (Colégio Tocantins)


Em 1962, as Irmãs da Assunção chegaram à Miracema e começaram o seu grandioso trabalho que beneficiou não só Miracema, mas a todas as cidades da região.

Desde o ano da chegada, começaram o seu trabalho e se preocuparam não só com a cultura e a educação, mas com a formação integral do aluno.

A princípio, as irmãs enfrentaram muitas dificuldades pela falta do conforto que elas tinham nas cidades de origem. Nem ao menos um supermercado existia e era necessário que elas trouxessem de outros lugares os suplementos alimentares.

Não tinha energia elétrica, nem água encanada, as ruas não tinham calçamento e nem eram asfaltadas. Existia apenas uma escola oficial de 1ª a 4ª série.

Não tínhamos estradas pavimentadas e era muito difícil para ir de uma cidade a outra.

Todos os problemas tinham que ser resolvidos em Goiânia, há quase mil quilômetros daqui.

A preocupação era muito grande para que a nossa juventude fosse uma juventude sadia.

No início, faltava um prédio para as aulas e as Irmãs com todo esforço e boa vontade iniciaram o seu trabalho em uma escola improvisada, com apenas três salas.

As irmãs abraçaram a nossa causa e se tornaram miracemenses de coração, ajudando não só aos alunos, mas também as suas famílias.
Integraram-se à comunidade de corpo e alma.

Foi escolhido um lindo lugar, rodeado de palmeiras para a construção do Prédio do “Colégio Tocantins” às margens do Rio Tocantins e com o privilégio de uma brisa constante.

Os materiais de construção eram comprados em Goiânia e o Sr. Oscar Sardinha Filho se encarregou da administração da construção o que resultou em um belo prédio com muitas salas de aula e dependências necessárias para um funcionamento de uma unidade escolar.

Cuidaram da formação integral, da catequese, de diversos cursos, do apoio às famílias, eram confidentes e muitas vezes ofereciam aos alunos aquilo que suas famílias não podiam oferecer.

Através do teatro, nossos jovens eram inseridos no mundo das artes, trabalhando as emoções, seus talentos, e desenvolvendo a leitura e visão de mundo, levando-os a busca de novos horizontes.

Muitos alunos do Colégio Tocantins se destacaram na escolha de suas profissões, contribuindo para grandeza de nossa Pátria e de outros países.

A 1ª Delegada de Ensino foi a Irmã Lourdes Irene, substituída pela Irmã Regina. A Irmã Doracina foi a 1ª Diretora da Escola Estadual Santa Terezinha.

A princípio, tínhamos só uma comunidade de Irmãs no Colégio Tocantins. Com a instalação da Diocese, mais uma comunidade foi formada no Centro de Treinamento. Aquelas religiosas desempenharam um trabalho de fazer inveja a qualquer comunidade. Ajudadas pelo D. Jaime e alguns padres, promoveram encontros, cursos, assembleias, cursilhos e tudo o que dependesse da sua ajuda.

Aos domingos, quando íamos á missa não encontrávamos lugares para nos sentarmos, e aí nos lembrávamos do tempo em que nove ou dez pessoas compareciam a igreja.
À medida que as famílias foram sendo conscientizadas da necessidade de uma religião, elas foram se transformando e vimos o incansável trabalho ser coroado de êxito.

Muitas Irmãs já passaram por Miracema. Algumas já moraram aqui, mais de uma vez como: Irmã Geralda, Irmã Angélica, Irmã Elvira, Irmã Odília Irmã Emma, Irmã Severiana, Irmã Eugênia, e outras.

Foram diretoras do Colégio Tocantins: Madre Redempta (Nilza) Madre Gertrudes, Irmã Maria Rita, Irmã Lourdes Irene, Irmã Beatriz, Irmã Joana Pedro, Irmã Márcia, Irmã Terezinha, Irmã Naila e Irmã Diná.

Fiz parte com muita alegria da família Assunção, pois além de estudar, lecionei e desempenhei outros cargos neste Colégio que tanto amo.
Muitos professores contribuíram e ainda contribuem para o grande sucesso do Colégio Tocantins.

Acompanhei esse maravilhoso trabalho desde o 1º dia e acho que o Colégio Tocantins e as Irmãs da Assunção merecem de todos nós e das autoridades o reconhecimento pelo muito que fizeram em prol da nossa comunidade.

No dia 31 de maio de 1998, tivemos o privilegio de uma jovem miracemense, Maria Luísa, se tornar freira, um acontecimento que fez parte das comemorações dos 100 anos da fundadora das Irmãs da Assunção.

As irmãs retornaram aos seus lugares de origem e deixaram conosco o resultado de um trabalho feito com muito amor e dedicação.

Hoje, o Colégio Tocantins que tanto bem fez a Miracema e região foi entregue a um grupo de professores que muito tem feito pela comunidade.
Adalgisa Nolêto Perna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MIRACAXI 2023

Miracema 74 anos

QUARENTENA