Iracema Club




Lançamento da Pedra Fundamental do Iracema Club

Iracema Club

Iracema Club (Sociedade Lítero  Recreativo Esportivo) de muitas histórias e de muitas alegrias.

Depois do nosso casamento, quando conversávamos, principalmente à noite, pois durante o dia estávamos trabalhando, o Chico nas nossas conversas me dizia: Adalgisa, é necessário que lutemos para a construção de um clube no qual os jovens de Miracema, não só os de agora como os das gerações futuras possam ter uma diversão sadia aonde  se reunirão  com os adultos para se divertirem porque até agora não tivemos pessoas interessadas nesse assunto...

A ideia amadurecida, era preciso partir para ação, mas as dificuldades eram imensas, a falta de dinheiro era muito grande e poucas pessoas acreditavam naquele feito arrojado de um homem idealizador.
 Como não podemos fazer nada sem a colaboração de outras pessoas, reuniu-se em nossa casa por inúmeras vezes um grupinho de boa vontade do qual fizeram parte: a Nélia Nolêto,  a Isabel Nolêto, a Zélia Bandeira, a Teté Vasconcelos, a Ruzu Nolêto, o Hernani Mota,  o Luso Cunha e eu. O Luso passou a ser o braço direito do Chico Perna ajudando-o a alcançar um objetivo que seria para o bem da comunidade Miracemense.

Em nossa casa foi discutido tudo sobre o Iracema Club, inclusive o nome sugerido por mim e aceito pela equipe sonhadora.

Foi marcado o dia do lançamento da pedra fundamental, 12 de setembro de 1958, um dia inesquecível para a equipe trabalhadora, Lembrando que a criação da associação foi publicada no Dário Oficial do Estado de Goiás.

O grupinho trabalhador arregaçou as mangas e começou o trabalho incansável de angariar fundos para a construção.

Foram feitos bingos, rifas, jantares, festas enquanto isso, o jovem idealizador procurava sensibilizar os comerciantes para a viabilidade daquela construção.

Alguns diziam: Isto não tem sentido. Outros diziam: porque você não aluga uma sala e faz as festas? O Chico esperançoso explicava que nada disso resolveria e partia para o diálogo com outros segmentos da nossa sociedade. Muitos diziam: você é doido, não tem sentido essa história.

Outras pessoas foram se juntando a equipe como: Arias Gomes, Trajano Coelho, Lourival Costa, Adelmam Porto, Delfino Araújo e outras.

As paredes já se erguiam e um belo dia o Mustafá Bucar amanheceu acreditando no empreendimento e prometeu vender fiado o que tivesse na sua loja, passando a ser sócio e muito contribuindo.

O trabalho para adquirir fundos continuava e o Hernani Mota que viajava para Anápolis levava o dinheiro e comprava o material de construção, pois aqui não tinha quase nada. As madeiras para o teto foram trazidas de Belém do Pará pelo Senhor Antônio Evangelista que fazia viagens para Belém e também era sócio.

O Chico foi eleito pela equipe fundadora como o primeiro Presidente do Iracema Club. E depois vieram muitos outros presidentes.

Quantas vezes com poucos dias que tinha dado luz, ficava até quase de manhã ajudando-o na realização das festas e eventos; As festas não eram como as de hoje, a renda era pouca e precisávamos trabalhar e trabalhar muito... depois de uma festa, toda equipe era reunida  para prestação de conta do dinheiro arrecado e o  direcionamento para compras dos materiais necessários para terminar a  construção.
As paredes já estavam altas e algumas pessoas começaram a acreditar, era hora de partir para venda de um determinado numero de ações.

Foi elaborado o Estatuto do Club, seus fins, duração e representações.

Sempre bem organizado, o Chico mandou imprimir ações, carteirinhas, contrato social. Era um trabalhador incansável, sempre organizando a escrita e fazendo tudo direitinho, para que o Iracema Club fosse um exemplo de associação, tudo tinha que ser bem feito: pasta para cada documento, nada fora do lugar, prestações de contas  e balancetes mensais.

 O Iracema Club foi palco de grandes carnavais, réveillon, festas de debutantes, reuniões politicas, festas de formaturas, apuração de votos das eleições, festa de aniversários, casamentos e outras.

Com o passar do  tempo, acreditando na realização do  projeto outras  pessoas foram se juntando a equipe.


O Iracema Club não tem mais condições de divertir as pessoas, mas só se ouve o  bailar dos ratos  incomodando os vizinhos.




Adalgisa Nolêto Perna

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MIRACAXI 2023

Miracema 74 anos

QUARENTENA